sexta-feira, 4 de julho de 2008

O papel da escola pós-moderna

12/06/2008 - No dia de hoje trabalhamos as variações linguísticas tratadas no módulo 5. Língua e linguagem. A construção do cânone. Função da Escola Pós-moderna. A linguagem são as muitas formas de comunicação das quais nos servimos a cada instante. Ela é um elemento da cultura de um povo e, sendo assim, está em constante mudança. A linguagem e as outras atividades sociais se correlacionam. Os interesses e as necessidades de cada época é que impõem mudanças à nossa linguagem.
A língua é uma das formas de linguagem que utilizamos. Ela é fruto de um construto-social, por isso penso que não deveria haver estigmatização daqueles que fazem parte de grupos periféricos , ou seja, daqueles que estão em um nível menor de letramento. Não é a língua construída por todos? Então deveríamos aceitá-la com suas diversidades, individualidades. O que presenciamos são pessoas com menor nível de letramento sendo discriminadas linguísticamente.
É função da escola trabalhar para favorecer a inclusão de todos, é dever do mais letrado entender o menos e possibilitar que este possa melhorar o seu potencial linguístico, que este menos letrado possa fazer parte de um grupo de prestígio social.Precisamos equilibrar o respeito às variações linguísticas e o ensino das normas padronizadas, ditas cultas. Este é o dever de uma escola que se pretende democrática e emancipadora.
A Escola Pós-moderna vem trabalhando para fazer a inclusão de todos. Há algumas décadas apenas a elite tinha acesso às escolas; esta realidade tem mudado a cada ano.
Não tem sido fácil o trabalho de educadores nesta tarefa de promover a inclusão. Muitos são os problemas, os desgastes, as tentativas... o desejo de acertar!
Como sugestão para a realização de um trabalho efetivo de inclusão pensamos que o caminho através do trabalho interdisciplinar é um bom caminho. Precisamos persegui-lo.

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