domingo, 3 de agosto de 2008

Oralidade e produção escrita

  Um amigo diferente, de Cláudia Werneck. Foi assim que iniciei o dia de hoje - ouvindo esta belíssima história. Você já a conhece? Se não, vale a pena conhecer. Um amigo diferente é um livro infantil feito para gente grande, gente que respeita o seu semelhante, gente que compreende que no mundo somos todos diferentes mas que nesse mundo das diferenças podemos fazer muito pelo outro. Quem é que não tem amigo zarolho ou que pensa mais lentamente? Você não poderia ser um deles? Pois é, pense nisso, o mundo precisa de gente que pensa grande.
Na aula de hoje tratamos de várias dinâmicas de oralidade seguidas de produção escrita.
Dinâmica dos nós - desenvolve a interação e o raciocínio. É um momento de descontração quando o grupo de mãos dadas solta as mãos e andam pela sala. Daí a pouco, dão-se novamente as mãos procurando aquele colega inicial para dar a mão direita. É preciso desfazer os nós, sem soltar as mãos, formando novamente o círculo inicial.
Dinâmica das perguntas - cada aluno faz três perguntas. Sentados, um diante do outro, um pergunta e o outro responde. A dupla que terminar primeiro, sinaliza para o professor e as duplas são trocadas.
Dinâmica das palavras ocultas - cada aluno prega um papel nas costas do colega. Todos andam pela sala, obedecendo ao comando do professor que dita o que devem escrever, como p.ex., um substantivo, um adjetivo, um verbo, etc. Após alguns minutos, cada aluno retira o seu papel das costas e utiliza as palavras que estão escritas para fazer um produção de texto.
Dinâmica do texto coletivo. Formam-se grupos e cada aluno recebe uma folha de papel com um título para desenvolver um texto narrativo. Durante um ou dois minutos cada aluno vai escrevendo o seu texto, após o sinal do professor o papel é passado para o colega da direita. Este deverá ler e continuar a história do seu colega. E assim por diante até a folha rodar no grupo. Ao final, cada aluno lê o texto. Numa outra aula o texto é retomado para se fazer as correções buscando principalmente coesão e coerência. (obs.: é importante trabalhar primeiramente os conceitos de narração para depois desenvolverem o texto). Esta é uma boa técnica para ensinar coesão e coerência, mesmo sem os conceitos)
Todas estas técnicas podem ser trabalhadas em quaisquer séries do ensino fundamental.

Um comentário:

Luzia disse...

Oi Lucilene, esse encontro foi mesmo proveitoso e prático. Nunca me sinto só quando vejo a participação ativa do grupo.
É prazeroso observar que a cisão enre oralidade e escrita tende a converter-se sempre em um grande encontro. Percebe-se também que é neste encontro que as especificidades dessas modalidades da língua fomentam a comunicação e consequentemente promovem a interação.
Luzia