sexta-feira, 2 de maio de 2008

A oralidade em sala

No dia 17/04 fomos para a terceira  aula. Estudamos hoje sobre a oralidade. Como levar o aluno a desenvolver sua oralidade? Em primeiro lugar ouvimos a leitura da crônica Lixo, de Fernando Veríssimo. Comentamos os diálogos e suas intenções explícitas e implícitas. Trabalhamos com o fascículo nº 2 Texto, linguagem e interação. Em qualquer jogo é necessário que haja regras. Assim também é na comunicação, para que ela aconteça, para que haja interação, faz-se necessário que códigos sejam combinados, conhecidos de locutores e locutários.. Como trabalhar textos na sala de aula? Devemos sempre trabalhar o signo analisando o significado e o significante. A interação ocorre quando um entende e acrescenta a sua ideia que pode ser completada por outro que repassa aquele conhecimento. Ao receber, eu também o agrego ao meu e evoluo, cresço, mudo meu modo de pensar. "É um homem falando que encontramos no mundo, um homem falando a outro homem, e a linguagem ensina a própria definição de homem". (É. Benveniste)
Segundo Vygotsky a linguagem é um sistema simbólico dos grupos humanos, representa um salto qualitativo na evolução da espécie. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o ser.
Pudemos concluir que a nossa cultura vai definir a nossa linguagem. Gostei muito das leituras e das nossas interpretações. Valeu!

Nenhum comentário: