terça-feira, 13 de maio de 2008

Variedades linguísticas

No dia 08/05 fomos para a 5ª aula discutindo e lendo sobre as variações linguisticas. Começamos analisando Como eu falo? O estudo nos leva a valorizar o idioma com sua variedades observando aspectos de escrita e oralidade. O estudo das variações linguisticas é bem interessante e atual. Estou gostando muito do assunto pois sempre valorizei o jeito peculiar de cada pessoa falar. Gosto de ouvir habitantes de todas regiões brasileiras e perceber seus sotaques, gosto de ouvir a linguagem do caipira, respeitar as diferenças e poder entendê-las.
Lemos uma apostila e fizemos discussões em grupo. Meu grupo leu e apresentou o estudo de José Luiz Fiorini quando critica a intolerância em relação à variação e a mudança da língua. Lemos também sobre a questão do estrangeirismo e sobre o processo patológico da linguagem e dos falantes. Ouvimos explicações dos colegas sobre as variações dentro de cada grupo social. No estudo que fiz do fascículo 5 encontrei todas as questões tratadas na aula de hoje.Gostaria de deixar aqui o texto estudado neste fascículo e que muito me atraiu:
Retratos de sala de aula
- Dá licença, dona Cráudia, meu nome é Regina, eu sou avó do Pedro. Me perdoa por atrapaiá a aula, mas é que o Pedro tem hora marcada agora no médico, lá no Hospitá das Crínica. Tem dois mês que ele tá se quexano dumas dô no juêi, uma dô que apareceu depois dum jogo de bola, e nós só conseguiu marcá pra hoje de manhã. Esse menino vive dano trabaio prpa nós, num é? A mãe dele pediu pra mim levá ele, porque nem ela nem o pai dela não pode largá o serviço.
A professora faz um gesto de permissão com a cabeça, o aluno se retira com a avó. Depois que eles se afastam,a professora se volta para a classe e diz:
_ Viram por que é que vocês precisam vir pra escola? É pra não falar tudo errado feito a avó do Pedro.

Concordo com a opinião do autor de que é necessário" o respeito e a valorização das diferenças linguisticais, mas que também é direito inalienável o conhecimento de outras culturas e consequentemente a opção pelo uso da língua". À escola cabe mostrar e ensinar o respeito a essa variedade linguistica, ensinar as formas linguisticas padronizadas para que cada um saiba se posicionar verbal ou por escrito , que possa compreender e ser compreendido em várias situações de uso da lingua materna.

Nenhum comentário: