segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Textos Visuais. Decodificações e Inferências.

Em 08/10/2008
Ouvimos a leitura de um texto aberto de Ricardo Azevedo: Aquilo
Fizemos o estudo de várias imagens de textos, constatando; decodificação, inferência, antecipação, seleção e checagem
Estudo de alguns textos onde imaginamos, qual é o título? que palavra falta? e estudo da fábula O galo que logrou a raposa: "Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "deixe estar, seu malandro, que já te curo!..." E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! - exclama o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização!
Ao ouvir falar em cachorro, Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
-Infelizmente, amigo co-co-ri-có, tenho pressa e não possa esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E raspou-se!
Contra esperteza, esperteza e meia!
Monteiro Lobato



Após o estudo desta fábula em minha sala de aula, fiz uma produção de texto a partir do tema
"É preciso ter cuidado com amizades repentinas", eis um dos textos criados:

Eu acho que da amesma forma que a raposa fez com o galo, uma pessoa faz com a outra, por pura maldade quem faz isso são seres que só pensam em si mesmo não estão nem ligando para as pessoas ao seu redor. Por isso temos que escolher bem os nossos amigos, não é qualquer pessoa que podemos chamar de amigo, porque hoje em dia é muito dificiu você encontrar uma pessoa, confiavel, legal, carinhosa que você realamente sinta que é seu amigo. Só ouvimos falar em violência pessoas que só querem fazer o mal a outra, sem motivo nenhum.
Brenda Cristina Lima, 5ª série

Fizemos inicialmente um estudo sobre as características das fábulas até chegar ao ponto da produção textual que foi focado no comportamento das pessoas. Foi interessante a contextualização feita pelos alunos, as muitas histórias que contaram tanto retratando atitudes humanas iguais ao galo quanto à raposa. Foram bem interessantes além da contextualização o trabalho de decodificação e inferências que fizeram, notando que os cachorros não existiam, que era uma esperteza da raposa!

Um comentário:

Elisete disse...

Quero te desejar um feliz dia do professor. Que todas nós não desistamos de lutar por uma educação de qualidade. E que as pessoas nos reconheçam não só como professores, mas acima de tudo como educadores. Beijos, felicidades.