sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Divergências ortográficas

   Se você ouvir de alguém e escrever "a fatipa velopodever" , outra pessoa poderá escrever diferentemente , como por exemplo: "afatifa felopodefer"; ou se ouvir " o circunchento ortecujou o gimalia", outro ainda poderá entender e escrever bem assim : o circunxento hortecujou o Jimália". E assim por diante.. São muitas as formas de se grafar o que ouvimos . Um mesmo som pode ser representado por letras distintas, isto nos confunde, já pensamos logo que não sabemos português, ou que nosso aluno não sabe nada, que é muito "fraco", que não pode ser promovido para a série seguinte. É necessário que nós, professores, primeiramente conheçamos o nosso aluno para descobrir o que é que ele não sabe, onde parou e depois fazermos os nossos encaminhamentos didáticos. As palavras mencionadas acima são apenas exemplos, são palavras que não existem, citadas com o intuito de mostrar que ao ouvir uma mesma palavra, duas pessoas poderão grafá-la de maneiras diferentes, pois um mesmo som, na nossa língua, pode ser representado de várias maneiras. É aí que vem o desespero dos professores, principalmente daqueles da área de português, pois ainda insistem em culpá-lo, deixar toda a carga da alfabetização para ele. A alfabetização se dá ao longo de toda a vida e não só nas séries iniciais. Quem de nós até hoje não descobre o significado de uma palavra nova ou mesmo a forma de grafá-la? Qual é o professor que não tem dúvidas? Assim também acontece com os nossos alunos e à medida que vão lendo e fazendo uso da escrita, vão introduzindo gradativamente a norma ortográfica. Este assunto foi tratado na aula que tivemos hoje, que foi basicamente os problemas ortográficos e mais uma vez estamos cientes que para dominar a norma padrão devemos passar pelo caminho da leitura e produção, pois muitas coisas não se explicam mas é preciso interiorizá-las. Como explicar por exemplo a diferença entre "aconteceram e acontecerão"? A regra não explica mas o aluno precisa entender que um já passou e que o outro ainda vai acontecer. Por que filha se escreve com lh e família, não? São esses exemplos de dificuldades apresentadas pelas crianças mas que ao longo do tempo serão resolvidas por cada um, tendo contato com a leitura .

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