quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Coerência e Coesão

   Vamos partir imaginando o que é um texto. Um texto constitui um todo significativo, é uma unidade semântica. Nos deparamos cotidianamente com inúmeros textos, cada qual dentro de um gênero. Um texto escrito tem uma unidade formal, pois apresenta características que lhe dão coesão.
o texto é uma ocorrência linguística falada ou escrita que deve apresentar três propriedades básicas: unidade sociocomunicativa, pois é uma unidade de linguagem em uso; unidade semântica, tem um todo significativo; e unidade formal, uma vez que as palavras devem se integrar para formar um todo coeso.
   São sete os fatores de textualidade:
coerência,coesão,intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.

   A coerência é responsável pela unidade semântica, pelo sentido do texto.

   A coesão é responsável pela unidade formal do texto, que se dá por mecanismos gramaticais e lexicais. Enquanto a coerência se dá nas partes, a coesão se dá no todo do texto. Procuramos sempre um texto coeso, quando isto não ocorre nos perdemos nas suas partes e passamos a não entender ou entender muito pouco do que se procurou transmitir.
   A intencionalidade é o empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente. Isto diz respeito ao valor ilocutório do texto, ou seja, o que o texto pretente falar.

   A aceitabilidade é a expectativa do recebedor de que o texto tenha coerência e coesão, além de lhe ser útil e relevante. Segundo Grice (apud Costa 1991) para o autor alcançar aceitabilidade é preciso cooperação, qualidade e quantidade.

  A situacionalidade diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Situar o texto é adequá-lo à situação sociocomunicativa.

   A informatividade quer dizer que  quanto menos previsível se apresentar o texto, maior será a informatividade. Tanto a falta quanto o excesso de previsibilidade, de informatividade  são prejudiciais à aceitação do texto por parte do leitor. Um bom índice de informatividade atende à suficência de dados.

   A intertextualidade concerne aos fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s). Um texto constrói-se em cima do "já-dito."

Em outras palavras eu diria que quanto mais leitura e interpretação, mais condições terei de fazer uma boa produção textual. A coerência e a coesão se tornam realidade em meus textos não no momento em que interiorizo conceitos, mas quando as pratico dentro dos meus próprios textos, a partir da prática diária de leitura e revisão.
Quando encontro respostas para os meus próprios questionamentos, estarei fazendo uma boa leitura, ampliando a minha visão de mundo, amadurecendo os meus conceitos. Por isso gostaria de deixar para os meus colegas professores a importância de se ensinar  ler; acredito que os cidadãos que vencem são os bons leitores.

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